Que tal investir em mobile marketing?

Que o mobile é um advento que já está presente na vida de quase toda a população mundial todos já sabem. Mas e como esse acessório da tecnologia pode trabalhar a favor da sua marca utilizando o marketing de uma maneira que funcione como uma ferramenta altamente lucrativa para sua empresa?

O mobile marketing, também conhecido como M-Marketing, é uma ferramenta que permite realizar ações de marketing por meio de telefones celulares, assistentes digitais pessoais e outros dispositivos móveis, como tablets. Mesmo sendo um conceito bastante recente, e ainda não muito utilizado por grande parte das empresas, essa estratégia está apresentado uma série de inovações possíveis no universo de marketing, além de ter crescido muito nos últimos anos.

Ações de marketing realizadas por meio do mobile é uma opção para empresas de pequeno porte que pretendem investir em divulgação, mas não contam com um budget para arcar com ações em outras plataformas que exigem que a empresa possua uma verba maior destinada a investimentos em campanhas e anúncios publicitários.

O exemplo mais básico de campanhas realizadas em mobile marketing é o envio de promoções de vendas para os dispositivos móveis. Uma aplicação mais trivial acontece quando o prestador dos serviços envia mensagens de texto para o assinante, que promove as ofertas de produtos, os testes gratuitos de serviços ou qualquer outro tipo de campanha promocional.

Esse assinante não paga nenhuma taxa por ter recebido as mensagens de texto. Grande parte das empresas de telefonia liberam a opção de desativar o recebimento desse tipo de mensagem, caso seja do interesse do assinante não as receber mais.

Por meio do mobile marketing é possível comprar os produtos ofertados no mobile commerce, e pagá-los de imediato, através do dispositivo móvel. Nesses casos é possível escolher diversas opções de pagamento, desde cartão de crédito ou até mesmo cobrança direta na própria fatura do aparelho móvel.

O Brasil ainda não está realizando muitas ações no mobile marketing, se comparado à Europa ou Ásia, locais onde o conceito já é fortemente utilizado. Porém,, devido aos serviços e dispositivos bem mais avançados e modernos que estão sendo lançados, os EUA e Canadá estão apresentando um excelente crescimento em relação aos serviços realizados em mobile marketing.

Por mais que o Brasil não esteja entre os países, em uma comparação mundial, que mais possuem empresas que lançam mão desse serviço para realizar suas campanhas, o país tem sido apontado como o líder na adoção desse tipo de divulgação, se comparado aos outros países da América do Sul.

Ao realizar ações por meio do mobile marketing, as pequenas empresas podem entrar em contato com um público mais pulverizado, e apresentar seus serviços, ou produtos, para uma maior gama de pessoas, que podem, em um futuro próximo, se tornar potenciais consumidores da marca.

Assim como qualquer investimento, é importante realizar um estudo prévio para saber se essa será a melhor ação para divulgar a marca, e se o retorno esperado será possível de ser alcançado com o resultado da campanha.

Por mais que o investimento em mobile marketing não seja tão alto, para uma pequena empresa, terá um custo, que a longo prazo, pode se refletir de maneira negativa no orçamento da empresa, caso não apresente resultados dentro do esperado, ou compatíveis com o investimento realizado.