A importância de ter um bom Website e alavancar vendas?

Você sabia que seu site é a maior parte da sua força de vendas? Isso mesmo. Por oferecer a facilidade de ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, na maioria das vezes, ele é o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca. Por isso, estude e planeje muito bem o site antes de colocá-lo no ar. E caso sua empresa já esteja com o site publicado na rede, confira algumas práticas que podem ser adotadas e resultar no aumento de vendas.

Antes de mais nada, é importante que você defina seu público-alvo e qual será a linha de comunicação utilizada, para que ela esteja alinhada com o que seu clientes esperam, e para que eles possam se sentir confortáveis ao navegar no site e, o mais importante, retornem sempre que necessário. Tenha uma interface amigável e uma navegabilidade intuitiva, para que qualquer informação seja encontrada rapidamente e para que o internauta não precise recorrer ao mapa do site, sempre que precisar sanar alguma dúvida ou tiver que retornar a home do website.

Tente antever quais são as dúvidas mais comuns por parte dos seus consumidores para que o site tenha um FAQ (Frequently Asked Questions – perguntas mais frequentes) o mais completo possível. Sempre que notar que está recebendo a mesma pergunta por email, e sua resposta ainda não consta no site, não demore a colocá-la no FAQ. Isso demonstra que você se preocupa com seu consumidor, está percebendo quais são suas necessidades e está tentando resolvê-las.

E outro ponto muito importante para alavancar suas vendas por meio do site, esteja bem posicionado diante do “olho” do Google. Trabalhe o conteúdo do site de forma otimizada, para que quando o internauta lançar na busca o serviço (produto) que procura, seu site apareça pelo menos na primeira página dos resultados. É muito comum, que ao procurar por algo na internet, o internauta já entre nos sites que são exibidos logo na primeira página de resultados, portanto, faça com que seu site esteja bem ranqueado diante da busca.

Caso seja necessário, contrate uma agência especializada, para que ela possa trabalhar um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, gerando assim conversões, como um lead, uma compra, um envio de formulário, ou outro tipo de contato. Esse é um investimento que você perceberá o retorno a longo prazo, mas que valerá a pena.

E não se esqueça, mantenha seu site sempre atualizado. Coloque os novos serviços, ou produtos, que já estiverem disponíveis no seu portfólio, isso mostra que a empresa se preocupa em oferecer inovação e a criar soluções para atender as necessidades dos seus consumidores. Se possível, coloque depoimentos de clientes, isso ajudará a fortalecer a imagem do seu negócio perante os visitantes, e quem sabe, possíveis clientes. As pessoas estão muito mais propensas a acreditar no que os outros têm a dizer sobre você, ao invés de acreditarem no que você tem a falar sobre si mesmo.

Se o site da sua empresa já estiver no ar, realize essas mudanças aos poucos, para não causar estranhamento no internauta. Caso você esteja estudando lançar um novo site, avalie como é possível implementar essas sugestões e assim, alavancar sua receita.

  • Escrito por: Ana Paula
Faça um comentário