Quais são as últimas tendências em marketing digital para as pequenas empresas?

O marketing digital é bastante amplo e oferece diversas ações estratégicas acessíveis para que as pequenas empresas possam divulgar suas marcas e produtos nas mídias sociais, blogs, e-mail marketing e outros canais. Além disso, possibilita fácil mensuração do retorno do investimento, através de ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo, que contabiliza precisamente os resultados efetivos das ações, como a quantidade de acessos ao site e as conversões de vendas, no caso de e-commerces.

Antes de promover a divulgação da sua empresa no meio digital, é necessário estruturar o site institucional e os perfis da marca nas redes sociais para que possam traduzir a identidade corporativa, adequada a cada um dos canais, de forma personalizada, atrativa e estratégica, consolidando a imagem da empresa também na web.

A presença das marcas nas mídias sociais como o Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn, além das campanhas de email marketing e links patrocinados em sites de buscas como o Google, são ações essenciais para que as pequenas empresas possam se tornar conhecidas no mercado e assim conquistar novos clientes.

O mobile marketing, ou seja, o marketing digital em dispositivos móveis como os smartphones, por exemplo, possibilita a divulgação de um ponto comercial através de aplicativos de geolocalização como o Instagram e outros, contribuindo para que novos clientes conheçam o seu negócio. Por isso, é fundamental que o seu site tenha versão para celular.

Outra tendência importante em marketing digital que muitas empresas já estão adotando é o desenvolvimento de páginas personalizadas, à parte do site institucional, chamadas de “Landing Pages”, indicadas para a divulgação de certos produtos ou campanhas publicitárias específicas, de forma independente do portfólio geral da marca. Essa estratégia permite que o conteúdo se torne mais assertivo e personalizado para os públicos-alvo, já que a empresa pode trabalhar com produtos e serviços que atendam a diferentes segmentos de mercado.

Cada empresa é única, assim nem sempre a estratégia que serve para uma irá se adequar perfeitamente à outra, por isso, é preciso realizar análises detalhadas dos diferentes cenários corporativos e setores de atuação, respondendo às seguintes questões: Quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo? Como aproveitar a sazonalidade para vender mais? De que forma as ações de marketing digital poderão contribuir efetivamente com estas metas?

A competitividade do mercado exige esforços constantes na busca de diferenciação frente à concorrência. Com o marketing digital a premissa é a mesma, as empresa precisam de especialistas que estejam atentos às novidades do meio online e tragam soluções rápidas, assertivas e que as conectam diretamente aos seus públicos de interesse.

A comunicação integrada no ambiente digital deve funcionar com harmonia e inteligência, uma ação deve complementar a outra e os canais utilizados precisam ter sinergia e serem definidos após um planejamento estratégico consistente. Os resultados devem ser mensurados diariamente para que os ajustes e melhorias sejam feitos rapidamente, a fim de que o desempenho seja satisfatório.

Todo este trabalho de inteligência em marketing digital é desenvolvido pelos especialistas da Agência Small, a única que oferece soluções estratégicas para a comunicação integrada, com foco nas pequenas e médias empresas, trazendo resultados eficazes e otimizando com excelência o seu investimento.

Conheça todos os nossos serviços e cases de sucesso em marketing para pequenas empresas, desenvolvemos o projeto completo para colocar sua marca em destaque no meio digital e conquistar novos clientes. Trabalhamos desde a concepção e criação de sites, produção de conteúdo para redes sociais, consultorias e muito mais.

  • Escrito por: Ana Paula
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