O que é uma Agência de Marketing Digital?

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Você já pensou em contratar os serviços de uma agência de marketing digital para trazer mais resultados e performance para sua empresa, mas ficou em dúvida se esse era mesmo o serviço ideal para a sua necessidade?

Bem, isso é muito comum para várias pessoas. Existe, de fato, tal objeção na hora de fechar negócio com agências digitais. Afinal, agência de marketing digital ainda é um conceito relativamente novo para muitas pessoas. Por isso, suas definições ainda não estão claras.

Mas o que é, o que faz e como funciona uma agência de marketing digital? É o que você passará a entender a partir de agora.

O que você vai encontrar neste artigo:

Em geral, uma agência de marketing digital trabalha com foco direcionado para alguns tipos de problemas e/ou obstáculos! Por exemplo:

  • Baixo índice de vendas;
  • Baixo engajamento nas redes sociais;
  • Baixa conversão de leads;
  • Perda de investimento em anúncios online;
  • Conteúdos com pouca performance; entre outras situações.

Em reuniões de briefing e estudo sobre o cliente, as agências de marketing digital detectam esses problemas e passam a elaborar estratégias assertivas para, assim, resolvê-los com o mínimo de investimento possível e melhores resultados, dentro de um período de tempo adequado e realista.

O trabalho estratégico passa por profissionais como:

  • Social media;
  • Planejadores;
  • Redatores;
  • Designers;
  • Programadores, entre diversos outros.

No entanto, o time específico é definido caso a caso, a depender do tamanho e da estrutura de cada agência de marketing digital.

O que é uma Agência de Marketing Off-line?

Então, você deve estar pensando: agência de marketing não é tudo igual? Com certeza, não! Não confunda agência de marketing digital com agência de marketing off-line.

O que é uma Agência de Marketing Off-line?

Existem inúmeras diferenças entre elas. As agências de marketing off-line, por exemplo, não atuam com internet!

Compreende-se como off-line todas as mídias impressas ou que independem de conexão com a rede para serem divulgadas. São algumas delas:

  • Banners;
  • Cartazes;
  • Flyers;
  • Materiais para PDV (ponto de venda);
  • Adesivos;
  • Camisetas e bonés;
  • Anúncios de televisão;
  • Anúncios de rádio;
  • Anúncios para revistas e jornais;
  • Outdoor;
  • Busdoor;
  • Entre outras.

Por serem mídias mais tradicionais, é comum encontrar diversas agências já especializadas em marketing off-line com bons portfólios. Contudo, é sempre importante destacar que se mostram iniciativas bastante dispendiosas, já que os processos envolvidos com geração, criação e produção do material envolve muitos profissionais e ferramentas.

E, além disso, esses produtos não atendem a todas as necessidades de comunicação de uma marca, atualmente. É bom manter isso em mente para fazer sua escolha, certo?

Isto é, muitos desses materiais perderam a força com o crescimento das redes sociais e dos anúncios online. Além disso, acabaram se tornando peças caras demais, afinal, muitas passam por gráficas e não perdoam qualquer errinho.

Ao passo que, na internet, um anúncio pode ser facilmente editado sem prejudicar o investimento daquela peça – inclusive, esse último pode ser medido a qualquer tempo, fazendo com que o dono do negócio seja capaz de otimizar investimentos e ter bons retornos.

Sendo assim, torna-se algo muito mais viável para as empresas que, além disso, ganharão mais público, burlando os limites físicos e territoriais da mídia impressa.

O que é uma Agência de Publicidade?

Geralmente, uma agência de publicidade tem um posicionamento mais abrangente e intensivo no posicionamento de marca e conceito de ações, podendo ou não executar o desdobramento daquilo em peças publicitárias.

O que é uma Agência de Publicidade?

O retorno sobre o investimento em agências de publicidade é menos perceptível para o cliente. Já que, muitas vezes, a entrega delas é um conceito, um planejamento de ação ou posicionamento de marca, em linhas mais gerais.

E, para que você tenha acesso a esses tipos de serviços, deverá dispor de altos investimentos, pois esse tipo de agência, normalmente, tem estruturas bastante robustas.

Os valores de cada tipo de agência dependerão de diversos fatores, tais como:

  • Tamanho da empresa;
  • Tempo de experiência;
  • Carteira de clientes;
  • Premiações e funcionários reconhecidos;
  • Portfólio;
  • Tecnologias disponíveis; entre outros.

O mesmo vale para os retornos. É claro que, quando há uma entrega física, de embalagens e rótulos, por exemplo, fica mais fácil compreender o valor do investimento.

No entanto, isso nem sempre significa um trabalho entregue – tampouco um bom trabalho entregue. Vale destacar que a melhor forma de medir o desempenho realizado por qualquer é agência é por meio do ROI – retorno sobre investimento.

Ou seja, você deve verificar o quanto aquela ação ou trabalho entregue, trouxe resultados lucrativos para a sua empresa.

Qual é a diferença entre agência de marketing, off-line e publicidade?

Confira a seguir as principais diferenças entre esses tipos de agência:

1. Alcance de público-alvo

Em geral, as agências de marketing digital possibilitam um alcance muito maior de público, estratégia ideal para lojas online com entregas em todo o território nacional, por exemplo. Em contrapartida, as agências off-line são limitadas pelo espaço físico, focando apenas em regiões, em geral, vizinhas ao local do estabelecimento.

Mas… você deve estar refletindo: ‘Então, se meu negócio é local, uma agência off-line é perfeita para mim?’

Nós respondemos: errado! Com a segmentação do marketing digital, é possível conversar diretamente com o público desejado, afunilando a comunicação para a região predeterminada pelo cliente, com efeitos positivos para o negócio e aumento de vendas.

Já em relação às agências publicitárias, como temos um trabalho intelectual sendo feito, até é possível contemplar bem público-alvo específico. No entanto, o marketing digital consegue fazer ajustes constantes nesse tipo de segmentação, para ampliar alcance. Já os publicitários teriam de repensar toda a campanha e recomeçar o procedimento, com novos investimentos.

2. Métricas

Como dito anteriormente, é muito mais fácil medir o desempenho de uma ação no meio online. Afinal, o controle é feito em tempo real, de maneira acessível, clara e intuitiva.

A principal vantagem para o cliente que contrata esse tipo de serviço é saber, com exatidão, como a verba de investimento foi usada pela agência. Rapidamente é possível compreender as ações e analisar resultados – com dados claros, disponíveis a quem desejar verificar.

Já no caso de agências off-line, esses relatórios terão de ser emitidos pela agência, o que toma algum tempo e ainda tem a questão da confiança, que deverá ser maior, no que se refere à transparência dos dados apresentados. O mesmo caso ocorre com agências de publicidade.

3. Otimização de investimentos

Outro ponto que merece destaque é o fato de que, no marketing digital, é possível pausar uma campanha quando algum erro é detectado – exatamente como citado no tópico 1. Ou então, quando não deu os resultados esperados; sendo possível criar uma nova imediatamente.

Já no marketing off-line, é preciso confiar na agência contratada e contar com a responsabilidade de sua equipe para não perder nenhum investimento.

Muitos são os casos de peças que foram jogadas no lixo após a impressão, por exemplo, porque continham erros de português, aumentando o custo para o cliente.

E agências publicitárias ficam a dever neste ponto, pois o investimento é feito no começo do projeto, sem direito a estornos.

Quais os serviços de uma Agência de Marketing Digital?

Com foco exclusivo em ações online, as agências de marketing digital desempenham serviços como:

  • Planejamento estratégico de mídias sociais;
  • Criação de conteúdos para internet;
  • Elaboração de sites e landing pages;
  • Execução de ações online;
  • Confecção de anúncios digitais – Google, Facebook, entre outras plataformas;
  • Verificação de resultado e métricas;
  • Monitoramento de comentários e mensagens inbox;
  • Administração de verba investida em anúncios;
  • Elaboração de vídeos para internet;
  • Otimização SEO.

Assim como outros tipos de serviço, o investimento vai variar de acordo com o tamanho e a estrutura da agência contratada, bem como as habilidades dos colaboradores e o tempo de entrega.

Outro fator que influenciará diretamente no preço do contrato é a demanda de uma empresa. Ou seja, clientes que demandam mais serviços costumam fechar contratos mais caros.

E, sobretudo, os valores de investimento nesse tipo de estratégia são bem mais acessíveis, em comparação com trabalhos off-line e agências de publicidade. Por isso também, o mercado digital vem crescendo tanto.

Por ser um serviço totalmente online e em tempo real, o retorno é percebido logo nos primeiros dias. Assim que a agência entrega os primeiros materiais e, com a aprovação, vão para o ar, é possível metrificar o desempenho das ações.

É claro que, muitas vezes, é necessário construir um histórico na internet antes de ter números altos e virar autoridade no assunto. Por isso, nem sempre a métrica revelará o bom resultado de uma agência de marketing digital.

Quais são os benefícios de uma agência de marketing digital?

  • Atração de mais público, interessados e consumidores;
  • Construção de autoridade, credibilidade e presença online;
  • Proximidade com clientes – ou fidelização;
  • Ações promocionais de alta performance;
  • Geração de novas fontes de vendas;
  • Conhecimento demográfico do público.

Tudo isso com baixo investimento e com possibilidade de utilização de plataformas e ferramentas gratuitas – como é o caso das redes sociais e aplicativos.

Vale a pena contratar uma Agência de Marketing Digital?

Atualmente, é praticamente impossível pensar em estratégias de marketing, ignorando as ações online. Ter presença na internet, com estratégias de posicionamento e conversão de leads é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio.

Vale a pena contratar uma Agência de Marketing Digital?

Sendo um investimento de baixo risco, e com alto valor atribuído, é possível dizer que vale a pena contratar uma agência de marketing digital – mesmo se você já contar com os outros tipos de serviços citados neste texto.

Qual tipo de agência devo escolher para o meu negócio?

Essa decisão dependerá dos seus objetivos e, também, das expectativas sobre o serviço contratado. Veja algumas dicas que podem te ajudar a fazer essa escolha.

1. Qual o seu objetivo?

O seu objetivo tem a ver com o meio online ou precisa de ações off-line? Deseja gerar leads, fazer mais vendas e reter clientes? Quer trabalhar com o branding da sua marca e ganhar mais notoriedade?

As respostas para essas perguntas definirão seu objetivo, principal fator decisório na hora de fechar contrato com uma agência, seja de marketing digital, marketing off-line ou até mesmo de publicidade.

2. Quais os seus limites de investimento disponíveis?

Outro ponto importante é a verba total de investimento. Em geral, os valores de mídias off-line são mais caros porque dependem de terceirização de serviços, tais como impressão, cortes, aluguéis de espaços e outdoors, equipes de filmagem e fotografia, entre outros.

Com verbas baixas, a melhor escolha é contratar o serviço de uma agência de marketing digital, já que os investimentos na internet podem ter recursos mínimos e mesmo assim entregar bons resultados.

3. Qual o tempo de espera por resultados?

A necessidade de prazos curtos para ver resultados também pode ser um fator importante na hora de decidir o serviço que será contratado. Caso você precise de resultados rápidos, a melhor estratégia é contar com uma agência de marketing digital.

As agências de marketing off-line sempre necessitarão de um tempo maior para a entrega dos primeiros resultados. Isso porque, como dito anteriormente, terceirizam diversos serviços. Ou seja, há o prazo de outras empresas incluídos no processo, e ainda terão de conviver com a rotina do mundo real, com seus prazos e burocracias.

4. Qual o ROI esperado?

Na hora de escolher o serviço contratado, é importante também analisar quais são os seus desejos. Ou seja, quais são os resultados esperados a partir daquele contrato com uma agência?

De acordo com a resposta obtida, é possível determinar qual tipo e/ou modalidade de agência vai atender melhor à necessidade do seu negócio. Como vimos, as agências de marketing digital estão melhor aparelhadas para conquistar ROIs – ou Retornos sobre Investimento – mais relevantes, pois são baseadas em fatos e dados reais, constantemente examinados, graças à tecnologia disponível.

Como funciona na prática uma agência de marketing digital?

Veja a seguir como funciona uma agência de marketing digital e como pode, de fato, te ajudar a obter uma melhor performance na internet:

1ª Fase: Pesquisas e Análise de Cliente

O primeiro trabalho de uma agência de marketing digital é fazer uma varredura a respeito do cliente e compreendê-lo. Sendo assim, alguns pontos serão analisados. Dentre eles:

  • História da empresa;
  • Posicionamento geral da marca;
  • Tipo de negócio;
  • Características internas e externas da empresa;
  • Compreensão do nicho e mercado de atuação;
  • Entendimento sobre as linhas de produto e/ou serviços.

Simultaneamente, a agência de marketing digital realizará uma série de pesquisas que acrescentarão informações úteis para o planejamento estratégico. As pesquisas são relativas a:

  • Público-alvo;
  • Concorrentes;
  • Mercado;
  • Referências;
  • Opinião de consumidores.

2ª Fase: Planejamento Estratégico

A segunda etapa diz sobre a elaboração de um plano estratégico para o cliente. Aqui, a agência de marketing digital pode vir a prever quais serão as melhores ações para alcançar os resultados desejados.

Essa etapa pode envolver toda a equipe ou apenas os responsáveis pelo planejamento, os quais gerarão demandas para redatores, social media, designers e programadores.

3ª Fase: Execução de Tarefas, Campanhas e Resultados

É hora de começar com as ações. Como estamos falando de um estilo de marketing que acontece em tempo real, a execução de tarefa também engloba a divulgação de campanhas e, até mesmo, o acompanhamento de resultados.

É difícil destrinchar essas áreas quando estamos falando de marketing digital, uma vez que tudo acontece simultaneamente. Ainda vale destacar que as fases podem variar, de acordo com o tipo de contrato ou os processos usados pela agência.

Quais são as principais áreas de uma agência de marketing digital?

Confira com quais profissionais a sua empresa poderá contar, ao fechar contrato com agência de marketing digital:

Atendimento: responsável pelo contato com o cliente. É o profissional que poderá compreender todas as demandas e produzir briefing assertivos para o restante da equipe;

Planejamento: responsável pelas ações de planejamento estratégico e análise da execução dessas;

Redator/Conteudista: responsável pela elaboração de conteúdos, como textos para blogs, legendas, e-books e redação persuasiva para vendas;

Social Media: responsável pelas ações que envolvem mídias sociais como postagens, monitoramentos, métricas e impulsionamentos de campanhas;

Tráfego: responsável por anúncios e geração de tráfego para sites, e-commerce e landing pages;

Designer: responsável pela criação de artes, peças, posts e layout de sites. Pode, ou não, ser o responsável por vídeos animados;

Programador: responsável por criar sites e analisar o desempenho e a funcionalidade desses.

Por que contratar agência de marketing digital hoje mesmo?

Com uma agência de marketing digital, é possível contar com uma equipe inteira de alta performance para obter resultados ágeis e com baixo investimento.

Portanto, se você pretende:

  • Aumentar suas vendas;
  • Ganhar mais visibilidade online;
  • Reter consumidores.

Essa é a melhor estratégia para o seu negócio.

Agora você já conhece as diferenças entre os tipos de agências do mercado.

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