Neste artigo, vamos falar tudo sobre investimentos e resultados em marketing digital! Porque queremos que você conheça melhor as possibilidades ao fazer investimentos nesse recurso. Você vai entender como utilizar ferramentas de marketing digital para conquistar melhorias nos seus resultados e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade da sua gestão comercial e administrativa.
Marketing digital é um conceito que utiliza algumas das tecnologias mais modernas para viabilizar o aumento de vendas. Isso é conquistado por meio de ações que atraiam o cliente a uma determinada marca que possa, a partir daí, fidelizar o relacionamento com sua audiência.
Porém, esses resultados exigem investimento em conhecimento e tecnologia de plataformas, além de equipes técnicas habilitadas para estruturar e disponibilizar dados para análise e soluções cada vez mais adequadas. Isso é o que permite às empresas se manterem competitivas e com ganhos em relação à concorrência.
O que você vai encontrar neste artigo:
- Como e quanto investir para se ter bons resultados com Marketing Digital?
- Em quais Mídias, Canais e Plataformas devo investir para ter resultados e aumento de vendas?
- Qual o tempo necessário para se obter resultados com o Marketing Digital?
- Por que demora para se obter bons resultados com Marketing Digital?
- Quanto tempo demora para obter um retorno financeiro do meu investimento (ROI) em marketing digital?
- O que esperar e o que não esperar de uma Agência de Marketing Digital?
- Quando devo contratar uma agência de marketing ou quando trocar minha a atual por uma que traga resultados de verdade?
Como e quanto investir para se ter bons resultados com Marketing Digital?
O marketing digital propicia várias opções de investimento, sendo que todas trarão retorno para quem lança mão de tais estratégias. Em outras palavras, o marketing digital contribui muito para as empresas que querem aumentar a lucratividade.
Outra vantagem importante, é possível conquistar resultados com poucos valores investidos. Como? Alguns exemplos são: criação de blogs, landing pages, anúncios nas plataformas digitais.
Mas você também pode investir valores mais elevados, que incluam todas as estratégias de atuação disponíveis no marketing digital. Por exemplo: elaboração de campanhas, marketing de conteúdo avançado, desenvolvimento de produtos etc.
É preciso otimizar seus investimentos
Usar apenas alguns recursos de marketing digital para despertar o interesse do consumidor, evidentemente, não trará retornos no nível esperado. De qualquer modo, podem manter a empresa em operação, muito embora sem crescimento ou reconhecimento desejados.
Para mudar esse cenário é indispensável definir estratégias de gestão e atuação adequadas para ter sucesso em suas campanhas.
Assim, o recomendável é que investimentos sejam realizados para obter o máximo de benefícios e retornos que o marketing digital possa oferecer. Portanto, o objetivo é resultar em um ROI (retorno sobre o valor investido) altamente significativo.
Como gerar ROI através do Marketing Digital?
A aplicação de marketing digital, de forma ampla, vai impactar positivamente em redução de custos e melhorias dos processos, bem como na maior garantia de crescimento da base de clientes e, consequentemente, de seu faturamento.
O ideal é estabelecer um planejamento para ROI em etapas de curto, médio e longo prazos. Dessa maneira, é possível acompanhar o cumprimento de metas e estimativas, de modo a que possam ser avaliados e ajustados, sempre em busca dos resultados esperados.
Essa estratégia de avaliação de investimento ajuda a manter o foco nas ações e entender que as ferramentas necessitam de prazos e valores de retorno específicos, conforme vão sendo consolidadas as ações para obtenção dos resultados.
Por que o marketing digital funciona de verdade?
Investir em marketing digital tem uma vantagem, em relação ao tradicional modelo de propaganda e busca pelo consumidor, que é: marketing digital trabalha com dados extraídos de fatos reais, não somente de experiências pessoais e/ou inferências. Além disso, todas as ações podem ser medidas da maneira correta, ou seja, por meio das métricas que auxiliam a ajustar estratégias em curso, ou mesmo, a implementação de novas abordagens.
Um exemplo prático
Na Agência Small, por exemplo, nossa especialização em pequenas empresas nos ajuda a entender muito melhor o cliente e seu negócio como um todo. Assim, personalizamos estratégias que cabem na realidade de negócios iniciantes ou de microempreendedores. Temos planos específicos com investimentos abaixo de R$ 1.000,00 por mês, que geram ótimos retornos financeiros.
Já para empresas mais consolidadas, que necessitam de uma estratégia mais completa de marketing, temos soluções a partir de R$ 3.000,00 por mês. Portanto, com o custo de um único funcionário de marketing que o cliente possa ter, ele possuirá uma equipe completa de especialistas trabalhando para o seu negócio lucrar mais.
Por tais razões, é importante definir uma parceria com uma agência de marketing digital, que utilize ferramentas adequadas para gerar resultados em marketing digital. E o que é melhor, conforme a situação específica de cada empresa.
Em quais Mídias, Canais e Plataformas devo investir para ter resultados e aumento de vendas?
Existem várias alternativas com o finalidade de gerar resultados por meio do marketing digital. Podemos citar estratégias de atuação divididas em canais, plataformas e mídias, conforme relacionamos a seguir:
Canais
Existem várias opções de uso de canais e que dependerão do tipo de público e finalidade que se deseja alcançar. Podemos citar os seguintes:
Serve para posicionamento da marca, postar textos, fotos e vídeos para interação com os seguidores, que podem se posicionar e compartilhar suas informações. Permite adotar medidas para impulsionar alcance das postagens.
Um excelente canal de comunicação com o objetivo de construir uma rede de relacionamentos com mais proximidade. Permite compartilhamentos e interação.
Explorando imagens, permite que a marca possa se consolidar junto ao consumidor com postagens diferenciadas e que despertem o interesse nos seguidores. Possibilita uma grande aproximação com seu público.
- Blog
Um bom exemplo de interação, fornece informações de qualidade aos consumidores. Indicado para abrigar conteúdos relevantes para as pessoas – sobretudo àquelas potencialmente alvo da marca e/ou produto.
- Banners
Usados em sites, são boas opções para apresentar promoções e campanhas.
- E-mail marketing
Para conseguir sensibilizar aqueles que não têm redes sociais e que também podem se interessar por sua marca. É o mais próximo de uma propaganda convencional e com chances de conquistar novos clientes.
- Links patrocinados
Aparecem nos resultados de busca do Google e destacam as marcas.
Plataformas
Permitem realizar as ações de marketing digital atuando sobre os processos que devem ser analisados pelas pessoas que trabalham com as operações nessa área. Podemos dar os seguintes exemplos de plataformas disponíveis no mercado:
- Lead Lovers
Muito amigável de ser usada, é uma plataforma moderna e completa para atender a todas as necessidades de otimização de resultados em marketing digital. Possui sistema de disparo de e-mails, construtor de sites, construtor de EaD, suporte on-line etc.
- Hubspot
Consolidada, essa plataforma conta com grandes recursos para atuação em inbound marketing, fundamental para todo o processo de conquista de mercado. Permite a criação de websites, landing page, CRM, analytics, ferramentas de SEO, entre outras facilidades.
- RD Station
Uma excelente solução com muita qualidade para alavancar as avaliações de mercado e auxiliar a definir estratégias de atuação com maior índice de assertividade. Possibilita o gerenciamento de métricas, planejamento e monitoramento das ações de marketing, entre outros recursos.
Mídias
Com o aumento de uso de dispositivos móveis e acesso ampliado a internet, houve uma demanda crescente da necessidade de investir em mídias para conquistar seguidores e futuros clientes. Relacionamos alguns exemplos que permitem postar mídias com grande eficiência para aumentar a sua carteira de clientes:
- Redes sociais
Usar as redes sociais como o Facebook e Instagram, YouTube e LinkedIn pode representar um diferencial em percepção de sua marca de grande importância.
O Google AdWords foi criado para receber a propaganda que você deseja apresentar e tem interação direta com YouTube e influenciadores digitais, ampliando o posicionamento das marcas.
- Revistas eletrônicas
Possibilita atingir um público mais segmentado e que possa se interessar em conhecer sua marca.
As soluções que indicamos para nossos clientes na Agência Small, em geral incluímos 3 pilares importantes: solução Web, investimentos em Mídias e relacionamento em Redes Sociais. Esses são os pilares responsáveis pela maioria dos resultados e aumento de vendas.
Agora, se você quer aprender mais sobre soluções digitais para bombar sua performance de marketing, click aqui para ler nosso artigo especial.
Qual o tempo necessário para se obter resultados com o Marketing Digital?
De forma geral, marketing digital foi um avanço no relacionamento das empresas com seus clientes. Porém, existe uma série de análises que devem ser realizadas para que seus resultados sejam apresentados de maneira consistente e segura.
Não há de se esperar resultados imediatos quando se busca a consolidação da marca junto ao público consumidor; afinal, atingir esse patamar demanda algum tempo.
Então, é importante destacar que existem estratégias intermediárias que retornam em benefícios de negócios para as empresas ao adotar ações de marketing digital em seus negócios.
Deve ser dado foco à estratégia adotada e metas de resultados a serem obtidos para se escolher a melhor ferramenta e conseguir o retorno esperado (ROI) no melhor prazo possível.
Também é fundamental compreender como ocorre o fluxo entre o início e o fim de uma estratégia completa de marketing digital para poder verificar sua complexidade e seu relacionamento com efetivação de uma compra.
Entenda como esse processo ocorre:
- Definição da persona: se refere ao tipo de perfil de cliente que se deseja alcançar.
- Etapa de Aprendizado: identifica-se o tipo de conteúdo que o consumidor está acostumado a pesquisar.
- Etapa de Descoberta: momento em que o consumidor se interessa em consultar o site por ter seguido um conteúdo relevante para ele.
- Etapa de Aprofundamento: o lead identifica algo que o interessa entre seus produtos e inicia o processo de decisão de compra.
- Conversão: após se certificar que o produto o atenda, o consumidor realiza a compra.
- Fidelização: pós-venda em que o cliente passa a acompanhar e se interessar por seu conteúdo digital e seguir a marca, abrindo a possibilidade de retornar a fazer negócios.
Esse ciclo pode durar alguns minutos, dias ou um tempo maior. Por isso cada negócio terá o seu prazo de venda diferente do outro. Dessa maneira, a avaliação de ROI deve ser considerada, tanto com base em toda a jornada de compras do cliente, quanto em relação às ações gerais do setor de vendas, para que se alinhem os processos, de modo a não perder a chance de conversão.
Quem pode gerar resultados em marketing digital?
Nos arriscamos a dizer que, independentemente do tipo de negócio, tamanho, porte ou segmento, no marketing digital todas as empresas podem extrair bons resultados no curto, médio e longo prazo.
Do lado da indústria é provável que se for trabalhado mais a marca (brand) e ações de conversão, os resultados aparecerão a médio prazo. Já para o comércio e prestação de serviços, poderão ter soluções de conversão e vendas (indiretas), assim o resultado aparecerá a curto/médio prazo.
E para o comércio eletrônico (e-commerce), por se tratar de um negócio puramente digital e o investimento ser maior, seu resultado será mais rápido, em curto prazo.
Por que demora para se obter bons resultados com Marketing Digital?
O conceito de retorno, ou ROI, quando se trabalha com marketing digital, deve ser totalmente adaptado, em comparação à visão tradicional de lucratividade das empresas como veremos a seguir.
Já sabemos que marketing digital tem por objetivo divulgar e promover a marca, ao mesmo tempo em que busca a fidelização do cliente. Esse processo demanda estratégias e recursos que passaram a ser disponibilizados no ambiente online.
Dessa forma, não se deve considerar que todo trabalho realizado com as ferramentas de marketing digital são demorados! Mas sim um investimento necessário para a conquista de clientes engajados… Não apenas consumidores.
Então, quando se trabalha com estratégias bem definidas, é possível agilizar a finalização da jornada de compras com sucesso.
Essa ‘aceleração’ de resultados se conquista ao preparar o terreno da presença da marca na web, ou seja, disponibilizando uma quantidade enorme de informações e possibilidades de abordagens diferenciadas. Através disso, o cliente vai se interessar em adquirir um produto com maior rapidez, ao mesmo tempo que desperta interesse em acompanhar a marca.
A demora fica concentrada nas definições de estratégias e de branding, pois após essas etapas estar consolidadas, todo o processo se torna bastante ágil e com celeridade na decisão de compra por parte do cliente.
Quanto tempo demora para obter um retorno financeiro do meu investimento (ROI) em marketing digital?
A fase de planejamento demanda, em média, seis meses, estando totalmente consolidada em até um ano. E, a partir daí, surgem resultados sólidos e constantes para a marca. Em outras palavras, teremos uma previsibilidade de vendas recorrentes, na maioria dos casos.
Lembrando que estamos falando de ROI, retorno do investimento total que o cliente fez durante um período. Portanto, não é simplesmente do investimento que fez em um determinado mês apenas.
Assim, o trabalho de marketing digital começa a ver seus resultados realmente aparecerem, mas esse é apenas o começo.
Esse tipo de estratégia tem uma grande vantagem: pode ter sua performance comprovada com base em apuração de suas métricas. Métricas nada mais são que os dados obtidos a partir de instrumentos de análise das ferramentas.
Portanto, a importância de contratar uma agência de marketing digital se justifica. Sendo o melhor caminho para conquistar resultados para a empresa.
O que esperar e o que não esperar de uma Agência de Marketing Digital?
Como estamos vendo, contratar agência de marketing digital é importante por diversas razões, sendo a principal delas: a conquista de lucratividade para o projeto e/ou negócio.
Contudo, existem fatores que devem ser considerados e adequadamente tratados para não gerar frustrações por parte do cliente. Para ajudar você, a seguir, relacionamos o que esperar – e o que não esperar – de uma agência. Veja:
O que esperar da atuação de agência de marketing digital?
- Que aprofunde o conhecimento sobre o negócio e possa traçar as melhores estratégias de atuação;
- Trabalhar com conteúdo relevante e de qualidade para o cliente;
- Estabelecer com clareza o orçamento para cada fase do projeto;
- Desenvolver ações que destaquem e posicionem a marca de forma permanente;
- Contar com uma boa estrutura de pessoal que possa obter a melhor performance e esclarecer dúvidas;
- Sugerir o que é melhor para o cliente e não necessariamente o que ele deseja ou que ele quer;
- Disponibilizar as informações de análise da melhor forma possível; e
- Sigilo com relação aos dados coletados.
O que não esperar da atuação de agência de marketing digital?
- Que a agência passe a assumir a área comercial de sua empresa;
- Que faça a definição de estratégias de vendas. Estas sendo criadas pela área de vendas do próprio cliente;
- Aumentar as vendas da empresa. Afinal, esta não é sua responsabilidade, mas sim implementar ações digitais para que elas ocorram. Assim, trabalhando a imagem e posicionamento da marca;
- Que o trabalho da agência deixe de seguir o fluxo normal, sem utilizar critérios técnicos, se transformando num setor da área comercial. Assim, estaria realizando trabalhos fora do escopo contratado; e
- Que aceite sem questionar os desejos e caprichos do cliente, pois ela é quem detém todo o conhecimento e know-how para saber o que é melhor para cada empresa.
Uma agência de marketing digital é prestadora de serviços ao cliente e, assim, deve prestar serviços de qualidade, no tempo e nos valores acertados, mantendo uma parceria proveitosa para ambas as partes.
Quando devo contratar uma agência de marketing ou quando trocar minha a atual por uma que traga resultados de verdade?
Ter atuação digital de qualidade é fundamental para uma empresa ter sucesso nos dias atuais. Portanto, é necessário contar com profissionais qualificados e que possam trabalhar nas estratégias corporativas. O objetivo é sempre o mesmo: ampliar a carteira de clientes e manter boa visibilidade de sua marca no mercado.
No entanto, contar com uma equipe própria com esse perfil é caro e bastante difícil de conquistar. Nesse ponto, entra a necessidade de optar por uma agência de marketing digital que possa prestar um serviço diferenciado e com qualidade.
Essa demanda ocorre, devido a certos indicadores de que ações de marketing convencional já não estão conseguindo gerar resultados para a empresa.
Nesse contexto, portanto, precisam do reforço de especialistas em marketing digital para agregar valor ao negócio.
Selecionamos alguns indicadores que permitem constatar a necessidade de contratar uma agência de marketing ou de substituí-la.
Quando CONTRATAR uma agência de marketing digital:
- Não conseguir o aumento da base de clientes e faturamento
- A entrada de novos clientes oscila muito entre os meses e períodos;
- Há pouca ou nenhuma comunicação e iteração da marca com seu público-alvo;
- Avaliar se há um alto custo com a área de marketing interna, com enfraquecimento do custo-benefício da área; e
- Dificuldade em obter dados de tendências e identificação comportamental do mercado.
Quando SUBSTITUIR uma agência de marketing digital:
- Não apresentar resultados dentro do que foi contratado;
- Não ter transparência e atender a demandas de estratégias que a empresa definiu;
- Não dar suporte à empresa;
- Utilizar ferramentas limitadas e/ou ultrapassadas;
- Pouca qualificação da equipe;
- Fragilidades no atendimento; e
- Falta de comprometimento com o cliente e seus objetivos.
Importante acrescentar que, como qualquer outro fornecedor, é fundamental manter um contrato de prestação de serviços. O ideal é que contenha cláusulas de desempenho e atribuição de funções, bem como qualificações técnicas requeridas. Dessa maneira, visando minimizar os riscos para as partes.
Se ficou com alguma dúvida sobre a contratação de uma boa agência de marketing digital, deixe seu comentário!
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