Como acompanhar resultados de marketing digital?

25 min read

Dando sequência a nossa série, agora vamos apresentar e explicar: Como funciona o Planejamento e o acompanhamento de resultados em uma Agência de Marketing Digital?

Para quem perdeu as primeiras matérias da Série, pode resgatar aqui:

Uma Agência sem planejamento e sem cronogramas fica, obviamente, desorganizada, não consegue cumprir seus prazos de entregas. Dessa maneira, acaba prejudicando todo o fluxo de trabalho, podendo ocasionar graves problemas financeiros aos seus clientes e refletindo diretamente nos resultados.

Resultado: essa é a palavra-chave em uma agência de marketing digital. Afinal, é a partir disso que o cliente avaliará o desempenho de todo o trabalho oferecido.

O resultado, em uma agência de marketing digital, está diretamente ligado ao faturamento mensal e ao crescimento do cliente. Mas, para que aconteça da melhor maneira, é importante existir alguns aspectos:

  • Planejamento;
  • entregas com excelência;
  • e, principalmente, acompanhamento de etapas e processos.

A seguir, vamos falar sobre controle, gestão, monitoramento, resultados, enfim, apresentaremos em detalhes, como deve funciona o Planejamento Geral de uma conta de um cliente dentro de uma agência de marketing digital.

O que você vai encontrar neste artigo:

Esse plano faz referência à direção que todo o time caminhará para chegar ao resultado esperado. Portanto, o planejamento envolve diversos pilares, como veremos a seguir.

Público-alvo

É imprescindível que todos os membros da agência tenham conhecimento claro sobre o público de determinada marca.

Para isso, a melhor estratégia é criar uma persona: personagem fictício que representará o consumidor ideal, com as seguintes características:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Localidade;
  • Gostos pessoais;
  • Profissão;
  • Dores/Problemas;
  • Nível de consciência sobre o problema;
  • Resumo sobre a vida.

Canais de cada audiência

Quais são os melhores canais para atingir um dado público? O ideal, portanto, é listar em quais veículos a comunicação será focada. Por exemplo:

  • Redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram);
  • Sites e blogs;
  • Jornais e revistas;
  • Outdoor, folhetos, entre outros materiais impressos;
  • Televisão e rádio.

Mercado

Em qual nicho um dado produto/serviço está inserido? Conhecer os concorrentes e as oportunidades do mercado fará toda a diferença no planejamento de marketing, sobretudo em sua face mais estratégica.

Para isso, a melhor ferramenta disponível é a Análise SWOT, por meio da qual são relacionados pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças externas do nicho em que ela está inserida.

Metas

Não dá para sair do papel sem um objetivo traçado. Qual é a meta daquele cliente?

  • Vender mais?
  • Ganhar mais autoridade do nicho?
  • Ser reconhecido em determinada região?
  • Conquistar determinado segmento de público?
  • Ter um reposicionamento de marca?
  • Superar uma crise de imagem?
  • Lançar um produto?

Mensuração

Para iniciar a máquina de conteúdo, peças, ações e campanhas, é importante definir quais serão as ferramentas de mensuração de resultados – e isso dependerá diretamente do objetivo escolhido anteriormente.

O que é Planejamento de Marketing Digital?

O planejamento para marketing digital envolve todas as etapas anteriores, porém, em um nível abaixo do estratégico da empresa e com uma observação: as ações estão 100% focadas no espaço online.

Sendo assim, a agência de marketing digital que traçar um plano de ações deve se preocupar com:

  • Como o público-alvo se comporta na internet;
  • Como é a presença do nicho no ambiente online;
  • Em quais redes sociais o público está;
  • Quais são as ferramentas de mensuração de resultados digitais; e
  • Qual é a meta para as estratégias online.

Quais as diferenças entre os tipos de Planejamento?

Muito se discute sobre a diferença entre o planejamento estratégico de marketing e o planejamento de marketing digital. Mesmo tendo etapas iguais, há, sim, algumas distinções. Confira:

Nível Organizacional

O Planejamento Estratégico de Marketing atua em um nível mais alto da empresa, podendo ser concebido em conjunto com as demais estratégias do negócio. Já o Planejamento de Marketing Digital, atua em um nível mais limitado, nível tático, criando as metas e condições para que os objetivos estratégicos sejam atingidos.

Ferramentas

As ferramentas de mensuração, criação, monitoramento e publicação são totalmente diferentes. É importante avaliar que cada uma tem um tempo e uma gestão diferente.

Por exemplo, uma divulgação em panfleto requer a terceirização de um serviço (impressão), enquanto um post é totalmente gratuito e muito mais ágil.

Relacionamento

O relacionamento com o público-alvo também é completamente diferenciado – e isso deve ser levado em consideração na hora de planejar ações.

Na internet, o público responde mais rapidamente, é possível acompanhar em tempo real os resultados, tendo por base métricas, as mais diversas.

Já no impresso, por exemplo, a resposta depende de um tempo ou de uma pesquisa.

Canais

Outra grande diferença é o canal que será escolhido. Isso influenciará na quantidade de peças, no formato das imagens, no tipo de linguagem e até mesmo na verba destinada para a divulgação.

Qual tipo de Planejamento devo escolher para o meu negócio?

Isso dependerá do cenário e o nível de aprofundamento que sua empresa deseja trabalhar: Estratégico ou Tático. Entretanto, é possível afirmar que as pequenas empresas procuram por agências que fazem planejamento de marketing digital.

Qual tipo de Planejamento devo escolher para o meu negócio?

Isso acontece porque as estratégias on-line são mais baratas e têm a capacidade de atingir ainda mais pessoas – sem os limites dos materiais impressos em sua forma física ou grandes investimentos em mídias offline.

E, além disso, com muito mais formas de mensuração e ajuste em campanhas e estratégias, maximizando o famoso ROI – ou, Retorno Sobre Investimento.

Principais etapas do Planejamento de Marketing Digital

Etapa Onboarding

Você acredita em amor à primeira vista? Será que essa premissa pode ser aplicada ao mundo do marketing? Um cliente satisfeito na primeira impressão tem mais chances de ser fidelizado?

A estratégia do onboarding pode ser a resposta para todas essas perguntas!

Mas, afinal, o que é onboarding?

Imagina que você comprou um novo secador de cabelo com uma tecnologia extremamente avançada. O produto acabou de chegar e você fica com muita animação para testá-lo.

Nos primeiros dias, você até arrisca algumas combinações de botões para testar temperaturas e potências diferentes. Mas acontece que no decorrer do tempo, você percebe que não está funcionando.

Você não sabe usar aquilo e fica em total desmotivação. E aí acaba voltando para o velho e bom secador de cabelo com apenas dois botões e um cabo para conectar à tomada.

Onboarding serve para que isso não ocorra com novos clientes. É responsável por adaptar e capacitar novos clientes sobre determinado produto ou serviço. Veja como:

Orientações para produtos

Onboarding mostra um caminho para o consumidor, como se fosse um manual de instruções.

Setup técnico

Quando necessário, onboarding também pode colaborar para a elaboração de configurações técnicas.

Primeiro valor

Sabe a entrada-cortesia que o restaurante serve quando sabe que o prato vai demorar? Onboarding é uma excelente estratégia para entregar um primeiro valor ao cliente.

Relacionamento

Essa estratégia também é capaz de aproximar o cliente da marca, humanizando-a e tornando o relacionamento ainda mais assertivo.

Resultados

Onboarding também é a melhor ferramenta para impulsionar o cliente ao sucesso.

Etapa Ongoing

Após a elaboração do onboarding, é importante pensar no ongoing que, como o próprio nome sugere, é o plano de ações que será executado na rotina da agência de marketing digital.

Ou seja, no ongoing, estarão presentes todas as ações que a equipe terá que fazer para atingir determinado resultado. Por exemplo:

  • Para ter mais seguidores no Instagram é preciso ter melhores conteúdos;
  • Para vender mais no e-commerce é preciso ter um plano de UX executado; e
  • Para aumentar o tráfego do site é preciso ter otimização SEO.

Depois disso, é recomendado que a agência fragmente cada ação em micro tarefas, determinando prazos e colaboradores responsáveis para cada uma delas.

Para que serve um Cronograma de Entregas em uma agência de marketing digital?

A resposta pode até parecer óbvia demais: um cronograma de entregas serve para fazer entregas no prazo. Mas, há muito mais por trás dessa estratégia, considerada aparentemente – e só aparentemente – simples.

Para que serve um Cronograma de Entregas em uma agência de marketing digital?

Um cronograma de entregas é o princípio de todo o fluxo organizacional da agência de marketing digital, que irá influenciar toda a rotina interna e todo o relacionamento com o cliente.

Em outras palavras, englobará todos os departamentos da empresa e influenciar diretamente nos resultados e na rentabilidade tanto do cliente quando da agência.

O cronograma de entregas deve ser:

  • Real: com prazos justos para as entregas;
  • Objetivo: com clareza nas metas; e
  • Transparente: com acesso fácil por todos.

O cronograma de entregas deve conter:

  • Milestones dos projetos;
  • Priorização e sequencias das principais tarefas; e
  • Entregáveis tangíveis e intangíveis na linha do tempo.

O que é quais são as entregas que uma agência de marketing digital precisa fornecer?

O contrato firmado com o cliente determinará quais serão as entregas. Vale destacar que, além disso, elas serão influenciadas pelo objetivo escolhido no planejamento de marketing digital.

Em geral, as entregas de uma agência com esse foco são:

  • Criação de posts para redes sociais (legenda e arte);
  • Monitoramento dessas mídias;
  • Roteiro para vídeos (YouTube);
  • Captação e edição de imagem;
  • Criação de site;
  • Conteúdos para redes sociais;
  • Planejamentos diversos;
  • Elaboração de campanhas digitais (Facebook Ads e Google Ads);
  • Construção de websites e Landing Pages.

Outro fator que influenciará nas entregas é o tipo de trabalho prestado pela agência. Algumas são mais focadas em performance, enquanto outras, no Inbound Marketing. E por aí vai…

Mais do que entregar sites, conteúdo e planejamentos, a agência de marketing digital deve entregar resultados. Ou seja, pouco importa se foram 10 ou 15 posts nas redes sociais, desde que tenham atingido a meta inicial!

O que são resultados e como uma agência de marketing digital pode me ajudar?

Podemos resumir a seguinte resposta em: alcance de meta. Ter resultados com um planejamento de marketing digital é conquistar o objetivo com êxito.

O que são resultados e como uma agência de marketing digital pode me ajudar?

Para isso, é importante definir bem quais serão as réguas desse objetivo. Por exemplo, imagine que o objetivo do cliente é ter mais reconhecimento. Como a agência entregará resultados?

Antes de mais nada, é importante deixar esse objetivo real, atingível, específico e mensurável. Veja como:

Objetivo: Ter mais reconhecimento nas redes sociais na cidade de São Paulo.

A partir das métricas do Facebook e Instagram é possível descobrir quais são as cidades paulistas mais engajadas na página. Depois disso, basta fazer uma comparação com os resultados anteriores. Assim, já se estabelece um bom cenário para a estratégia de abordagem, com segmentação certa.

Como é feito o acompanhamento de resultados de uma agência de marketing digital?

Aqui, a palavra-chave é prazo. Lembra da otimização de meta explicada no item anterior? Para chegar ao modelo ideal, é preciso aplicar uma data-limite. Veja como ficaria:

Proposta: Ter mais reconhecimento nas redes sociais na cidade de São Paulo em quatro meses.

Como é feito o acompanhamento de resultados de uma agência de marketing digital?

O prazo é fundamental para que o cliente consiga fazer o monitoramento dos resultados e compreender o tempo que cada ação leva para gerar algum impacto para a marca ou para as vendas.

Além dos dados gerados nas ferramentas utilizadas para mensurar resultados, é importante que a agência de marketing digital troque informações com os clientes.

Mesmo antes da data combinada, é possível marcar reuniões e apresentar algum valor. Por exemplo, se o objetivo maior também depender de entregas menores, devem ser apresentadas com antecedência.

Assim, tanto o cliente quanto a empresa conseguem ter uma noção de como está o andamento do planejamento de marketing digital.

Como o cliente pode acompanhar e cobrar resultados de uma agência de marketing digital?

Faz parte do trabalho do atendimento– profissional responsável pela comunicação do cliente com a agência – entregar relatórios e apresentar resultados sempre que combinado.

No entanto, sempre que precisar, o cliente pode solicitar esses dados e ir acompanhando com frequência. Se necessário, o cliente pode pedir explicações mais detalhadas sobre as informações para compreendê-las.

Vale destacar, portanto, a importância do onboarding inicial. Como nele consta a maneira de metrificar resultados, o cliente saberá de antemão quais serão as ferramentas e os números utilizados.

Sendo assim, mesmo que não haja conhecimento técnico, todo cliente poderá ter uma compreensão mais aprofundada sobre os resultados obtidos com o trabalho da agência de marketing digital.

Ter transparência sobre dados, informações e, principalmente, prazos é fundamental para que haja mais confiança na relação entre o cliente e a agência.

E se a agência de marketing contratada não estiver entregando os resultados esperados?

E se a agência de marketing contratada não estiver entregando os resultados esperados?

Repense! Caso a sua agência de marketing digital não esteja entregando os resultados prometidos, faça as seguintes perguntas – preferencialmente para a própria agência:

  1. A estratégia está bem definida?
  2. O objetivo é real e alcançável?
  3. As ferramentas de mensuração são as mais corretas?
  4. As entregas estão com qualidade?
  5. Há influências externas prejudicando o nicho?
  6. O público-alvo está bem desenhado?
  7. Há otimizações que possam ser feitas?

Portanto, em relação ao comportamento para com o cliente, é fundamental que a agência saiba manter a transparência e não minta ou omita informações. Caso necessário, a agência de marketing digital pode – e deve – defender um novo planejamento estratégico para a marca.

Para isso, além de apresentar dados e argumentações válidas, é importante marcar uma reunião presencial e explicar o novo direcionamento ao cliente.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o tema? Aguarde o próximo post, pois explanaremos mais sobre o assunto. E, se precisar de algum suporte, deixe a sua pergunta nos comentários!

Quer conhecer Soluções de marketing digital que transformam negócios?

Falar com um consultor